sábado, 31 de janeiro de 2015

O Jogo da Imitação

Durante o inverno de 1952, as autoridades britânicas entraram na casa do matemático, criptoanalista e herói de guerra
Alan Turing para investigar um assalto. Em vez disso, prenderam Turing por atentado ao pudor, uma acusação que levaria à sua devastadora sentença pela ofensa criminal de homossexualidade - mal sabiam as autoridades que estavam a incriminar o pioneiro da computação moderna. Na liderança de um grupo de académicos, linguistas, campeões de xadrez e analistas, Turing foi reconhecido por quebrar o até aí indecifrável código da Enigma, a máquina utilizada pelos alemães na Segunda Guerra Mundial.




Há muito tempo que não via um filme tão bom, e algo me diz que vai passar muito tempo até voltar a ver algo assim. 
De todos os filmes candidatos ao Oscar que já vi, este é sem dúvida o melhor! Todo o conceito, toda a história, toda a ação, cenários, figurinos... Um filme intenso, marcante e muito forte! 
A Segunda Guerra Mundial vista de uma nova perspectiva, do matemático Alan Turing, o homem a quem devemos a invenção daquele que é um dos objectos mais essenciais dos nossos dias - o computador. Um segredo que o governo Britânico guardou por mais de 50 anos e que ajudou os Aliados a vencerem a Guerra.
Para além disso aborda um dos temas mais tabu da época, a homossexualidade como crime com direito a prisão e os agressivos tratamentos feitos a quem sofria da 'doença'.
Mais um excelente desempenho de Benedict Cumberbatch, o ator que ficou conhecido pela personagem Sherlock Holmes, na série SHERLOCK e agora nomeado para o Oscar de Melhor Ator.
Um filme incrível e único, que toda a gente deveria ver. Um filme que vai ficar na história do cinema!

Nomeados aos Oscars das categorias:
Melhor Filme
Melhor Ator Principal  Benedict Cumberbatch
Melhor Atriz Secundária  Keira Knightley
Melhor Realização  Morten Tyldum
Melhor Argumento Adaptado
Melhor Edição
Melhor Design de Produção
Melhor Banda Sonora Original  Alexandre Desplat

Bons filmes!

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

American Sniper

Chris Kyle, Comando Naval de Operações Especiais da Marinha dos Estados Unidos (SEAL), é enviado para o Iraque com uma única missão: proteger os seus irmãos de armas. A sua precisão singular salva inúmeras vidas no cenário de guerra, e à medida que as suas histórias de coragem se espalham, ele passou a ser conhecido como a "Lenda". No entanto, a sua reputação, começa também a ganhar nome atrás da linha do inimigo, que coloca a sua cabeça a prémio, fazendo dele um alvo primário dos insurgentes. Em casa, ele enfrenta um outro tipo de batalha: a luta por ser um bom marido e um bom pai mesmo quando está do outro lado do mundo. Apesar do perigo e da tensão no lar, Chris serve quatro pesadas missões no Iraque, personificando o espírito dos SEAL “nunca deixar um homem para trás”. Mas depois de regressar para a sua família e mulher Taya, apercebe-se de que é a guerra que ele não consegue deixar para trás.



Um filme tremendamente real e avassalador que demonstra que a guerra sente-se mais por dentro do que nos estragos exteriores. Uma excelente interpretação de Bradley Cooper, mais uma vez nomeado para o Oscar de Melhor Ator.
Baseado na história verídica de Chris Kyle, que este contou no livro American Sniper - The Autobiography of The Most Lethal Sniper in the U. S. Military History. O filme estreia em Portugal na próxima quinta-feira, dia 22 de Janeiro.
Pessoalmente, achei uma história chocante que retrata não só a guerra e os lá morrem, mas também os que voltam, e as famílias dos que esperam. Altamente realista, profundo e pessoal. Um filme que não deixará ninguém indiferente.

Indicado para 6 Oscars:
Melhor Filme
Melhor Ator  Bradley Cooper
Melhor Argumento Adaptado
Melhor Edição de Som
Melhor Arranjo Sonoro

Bons filmes!

domingo, 18 de janeiro de 2015

Boyhood

Momentos de Uma Vida

O filme acompanha Mason (Ellar Coltrane), de 6 anos, ao longo da década mais impactante da sua vida, pelo meio de um turbilhão de mudanças, controvérsias familiares, casamentos instáveis, segundos casamentos, novas escolas, primeiros amores e amores perdidos, tempos memoráveis e tempos assustadores e uma constante miscelânea de desgostos e deslumbres. Mas os resultados são imprevisíveis, originando uma experiência profundamente pessoal, que nos molda à medida que nos revemos em diversos acontecimentos do filme. Mason, o menino sonhador que se confronta com a importante decisão da sua dedicada e lutadora mãe solteira, Olivia, que decide refazer a vida em Houston, no momento em que o pai, Mason Senior, há muito tempo ausente, retorna do Alasca para reentrar no seu mundo. Numa maré de pais e padrastos, raparigas, professores e patrões, perigos, anseios e paixões criativas, Mason emerge para seguir o seu caminho.



Este pode parecer, à primeira vista, o típico filme americano sobre um rapazinho que chega à adolescência e encontra o seu primeiro amor enquanto vive alguns desgostos... E principalmente, não se trata só da história de uma pessoa, mas também de quem o rodeia, da sociedade em geral, do que ao longo dos anos mudou. 
É um dos filmes mais elaborados da história do cinema! Gravado durante 12 anos, pode parecer muito mas a verdade é que só gravavam durante três ou quatro dias em cada ano. O protagonista (Ellar Coltrane) interpreta Mason durante todo o filme, fazendo com que este seja altamente realista. Foi vencedor de quase todas as suas nomeações, principalmente de Melhor Filme e Melhor Realização. 

Tem 6 nomeações aos Oscars:
Melhor Filme
Melhor Ator Secundário  Ethan Hawke
Melhor Atriz Secundária  Patricia Arquette
Melhor Realização  Richard Linklater
Melhor Edição de Imagem
Melhor Argumento Original  Richard Linklater

Bons filmes!

sábado, 17 de janeiro de 2015

Grand Budapest Hotel

Grand Budapest Hotel narra as aventuras de Gustave H, um lendário concierge de um famoso hotel europeu durante as duas guerras, e Zero Moustafa, o paquete que se torna no seu amigo de confiança. A história envolve o roubo e a recuperação de uma preciosa pintura renascentista e a luta por uma enorme fortuna de família - tudo sob o cenário de um Continente que passa por inesperadas e dramáticas mudanças.



Sem duvida que este foi um daqueles filmes loucos de que se vê o trailer e nos invade uma curiosidade pelas piadas (que normalmente são as melhores) que ai são incluídas, mas na verdade este é um filme bastante engraçado. 
Com um elenco do melhor que há e uma história baseada nos livros do escritor austríaco Stefan Zweig, Grand Budapest Hotel é um filme que nos vai fazer, sem duvida rir, e também pensar. Com um inicio inesperado e um final bastante bom! 
A vida e as aventuras do diretor do maior hotel e do seu Lobby Boy de Budapest  é um dos filmes que concorre em primeira fila aos Oscars, em 2015, depois ter ter ganho o Globo de Ouro para Melhor Filme de Comédia ou Musical e o Urso de Prata no Festival de Cinema de Berlim.
Aproveitem o fim de semana para ver aquele que poderá ser o vencedor de um, ou mais, Oscars da Academia de Hollywood!

Nomeado para os Oscars de:
Melhor Filme
Melhor Realização  Wes Andreson
Melhor Argumento Original  Wes Andreson & Hugo Guinness
Melhor Banda Sonora Original  Alexandre Desplat (também nomeado para o filme O Jogo da Imitação)
Melhor Cinematografia 
Melhor Edição de Imagem
Melhor Design de Produção
Melhor Figurino
Melhor Maquilhagem e Cabelos

Bons filmes!

sábado, 3 de janeiro de 2015

Os Maias (filme)

Portugal, séc. XIX. Afonso da Maia casa com Maria Eduarda Runa e deste casamento resulta Pedro, um rapaz nervoso e instável, super-protegido pela mãe. Ainda jovem, Pedro conhece Maria Monforte, por quem se apaixona e com quem casa, mesmo a contragosto da família. Da relação entre os dois nascem Carlos Eduardo e Maria Eduarda. Alguns anos depois, Maria Monforte apaixona-se por um italiano e foge com ele para Itália, levando a filha consigo. Incapaz de lidar com a traição, Pedro, destroçado, comete suicídio. Carlos, ainda pequeno, cresce e é entregue aos cuidados do avô, com quem cria laços profundos. Passam-se vários anos. Carlos forma-se em Medicina pela Universidade de Coimbra e vai viver com o avô para Lisboa, na velha mansão dos Maia. Até que conhece Maria Eduarda, uma mulher bela e cheia de mistérios que acabou de chegar à capital. A paixão é recíproca e eles vivem, durante meses, um amor cego, não imaginando o terrível pecado que estão a cometer.



Chegou ao Cinema, por obra de João Botelho, uma das maiores obras de literatura portuguesa. Os Maias de Eça de Queirós, escrito à mais de um século, é ainda hoje estudado pelos alunos no 11º ano do Ensino Secundário Regular. Eu leio agora o livro, depois de ter visto a versão completa do filme, e acho que lhe está muito fiel. Claro que num filme é impossível demonstrar os detalhes da escrita romântica de Eça, mas toda a decorar dos cenários do filme é de um luxo esplêndido! 
Este filme contou com uma estética que custou caro ao realizador, João Botelho, todos os cenários exteriores do filme são pinturas a óleo de João Queiroz. As cenas no Ramalhete, casa dos Maias, foi gravadas na Casa Veva de Lima, em Lisboa, sem muitas alterações na decoração que se adaptou perfeitamente ao descrito por Eça de Queirós sobre a casa.
A versão completa do filme de 3 horas foi apenas exibida no Cinema Ideal no Chiado em Lisboa, contudo a versão de 2 horas esteve em exibição em cinemas por todo e país e ainda em escolas e estará também nos cinemas brasileiros. Este ano a RTP, 2015, vai exibir o filme, que custo mais de um milhão de euros, numa mini-série. 
Este é um dos filmes portugueses que mais espectadores teve no cinema, mesmo entre os jovens como auxilio ao estudo da obra ou até para poupar o trabalho de lê-la, apesar de o realizador ter admitido que preferia ter feito um filme de 20 horas... Os Maias são agora, para além de um marco na literatura, também um marco no cinema em Portugal.

Livros no Cinema 2015

As Crónicas de Wardstone (I e II)| O Sétimo Filho 
Livros - Joseph Delaney
Filme - Sergey Bodrov - 01/01


Invencível | Unbroken
Livro - Laura Hillenbrand
Filme - Angelina Jolie - 08/01


O Jogo da Imitação | The Imitation Game
Livro - Andrew Hodges
Filme - Morten Tyldum - 15/01


Sniper Americano
| American Sniper

Livro - Chris Kyle
Filme - Clint Eastwood - 22/01


As Cinquenta Sombras de Grey | Fifty Shades of Grey
Livro - E. L. James
Filme - Sam Taylor-Johnson - 12/02

Insurgente | Insurgent
Livro - Veronica Roth
Filme - Robert Schwentke - 25/03


Cidades de Papel | Paper Towns
Livro - Jonh Green
Filme - Jake Schreier - 18/06


Maze Runner: Provas de Fogo | Maze Runner: The Scorch Trials
Livro - James Dashner
Filme - Wes Ball - 17/09


Os Jogos da Fome: A Revolta Parte 2 | The Hunger Games: Mockingjay P2
Livro - Suzanne Collins
Filme - Francis Lawrence - 19/11




Livros no Cinema em: 2013 | 2014 | 2015 | 2016
_______________
Legenda:
*nome do livro/filme*
Livro - nome do autor
Filme - nome do realizador - data de estreia em Portugal (dia/mês)

SD - sem data (definida)

quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Ano Novo, Livros Novos!

Feliz Ano Novo a todos! Que 2015 seja um ano cheio de bons filmes e boas leituras!
Para dizer adeus a 2014 deixo-vos com o TOP 3 de livros e filmes deste ano, e claro com as expectativas para 2015!


Top 3 Livros



Top 3 Filmes

1º - O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exercitos (Dezembro de 2014)
2º - O Lobo de Wall Street (Janeiro de 2014)
3º - The Hunger Games: A Revolta P1 (Novembro de 2014)


Este foi um ano de muito trabalho, pouco descanso e pouco tempo, logo com poucos livro e menos filmes. Este é o top de livros e filmes mais esperados e que criaram mais expectativas, os polémicos, os livros que procuram o lugar entre os melhores e os que darão origens a filmes e fãs loucos! Os filmes que levaram muitos ao cinema e que ganharam várias distinções, e talvez alguns ainda ganhem mais.
Para mim sem dúvida que o livro do ano foi, para os fãs portugueses de Percy Jackson e que lêem em português, o último volume da saga foi finalmente publicado! Depois os esperados finais das duas trilogia de ficção cientifica que estão no auge, no entanto gostei mais de Maze Runner que de Convergente
Em termos de filmes o melhor foi sem duvida o capitulo final de O Hobbit, com apenas 2 semanas em cartaz em 2014 é 9º filme mais visto do ano e está excelente! Em segundo lugar O Lobo de Wall Street foi o 6º filmes mais visto do ano pelos portugueses, e é um dos mais visto online! Em 3º lugar nas minhas escolhas fica o filme que ganhou o primeiro lugar na Box Office em Portugal: a primeira parte de A Revolta, que na minha opinião ficou muito aquém das expectativas!

Em 2015, novos livros, novos filmes, livros que são adaptados a filmes. Vamos voltar a ter de tudo um pouco e o primeiro livro deste ano é Os Maias. O filme já vi, e traga-vos depois uma pequena crítica. Na prateleira já estão mais alguns à espera, e que 2015 traga um pouco mais de tempo para leituras.
Bom ano para todos!