domingo, 28 de fevereiro de 2016

The Big Short

A Queda de Wall Street

Quando quatro homens viram o que os grandes bancos, comunicação social e governo recusaram ver, o colapso global da economia, tiveram uma ideia. Os seus investimentos arrojados levaram-nos aos meandros do sistema bancário moderno, onde têm de questionar tudo e todos.


Não é o primeiro, e com certeza não será o último, filme que retrata o maravilhoso mundo da bolsa de Wall Street. Todos os esquemas que põem em risco milhões e que controlam o mundo são sempre um bom tema para se fazer um grande filme. O que é certo é que, por vezes, são necessários estes filmes para dar a conhecer ao comum dos indivíduos o mundo em que vivem, a maneiro como um par de homens festeja um bom negócio que destrói a vida de milhões.
Aqui está a magia do cinema, fazer-nos ficar duas horas a viver no mundo deles e depois espetar-nos com a realidade em cima. E é assim que nos fazem pensar. Afinal ficamos duas horas a torcer para que os "bons" da história tivessem razão, quando no fundo a razão deles residia em algo terrível.
Uma realização excelente, diferente de tudo aquilo a que Hollywood nos tem vindo a habituar. Um filme de enorme qualidade, baseado numa história verídica que ainda hoje tem influência nas nossas vidas.

Nomeado para os Oscars de:
Melhor Filme
Melhor Ator Secundário Christian Bale
Melhor Realização Adam McKay
Melhor Montagem
Melhor Argumento Adaptado

Bons filmes!

domingo, 21 de fevereiro de 2016

Carol

Em Nova Iorque, no início da década de 1950, Therese Belivet trabalha numa loja em Manhattan e sonha com uma vida mais gratificante quando conhece Carol Aird, uma mulher sedutora presa a um casamento fracassado. Uma ligação surge entre ambas, levando a que a inocência do primeiro encontro dê lugar a uma relação profunda. Quando o envolvimento de Carol com Therese se torna público, o marido de Carol, Harge Aird retalia, pondo em causa a sua competência como mãe. Com Carol e Therese a fazerem-se à estrada, deixando para trás as suas respectivas vidas, um confronto vai colocar à prova as convicções de cada mulher sobre si mesma e o compromisso para com a outra.


Mais um filme que me chamou a atenção pelas imensas nomeações para os Oscars. A verdade é que no inicio este filme me deixou um pouco surpresa. Tinha visto A Rapariga Dinamarquesa no dia anterior e não estava à espera de ver outro filme que trata-se um tema, de algum modo, tão semelhante tão cedo.
O que mais me agradou neste filme foi, sem dúvida a fotografia, a nomeação ao Oscar é mais que merecida. É um filme tão agradável de se ver, tão acolhedor.
Não posso dizer que tivesse sido o melhor filme que já, de longe que não foi, mas não me arrependo nada de o ter visto. Acho que nos mostra uma beleza diferente do mundo em que vivemos. 

Nomeado para os Oscars de:
Melhor Atriz Cate Blanchett
Melhor Atriz Secundária Rooney Mara
Melhor Fotografia 
Melhor Guarda-Roupa 
Melhor Banda Sonora Original
Melhor Argumento Adaptado

Bons filmes!

sábado, 20 de fevereiro de 2016

A Rapariga Dinamarquesa

Marcante história de amor inspirada na vida das artistas Einar Wegener/Lili Elbe e Gerda Wegener. O casamento e trabalho de Lili e Gerda progride, enquanto navegam pela arrebatadora viagem da pioneira transgénero.



Um filme realmente maravilhoso. 
Uma história real, contada da forma mais bela possível, mas ao mesmo tempo demonstrando a fragilidade de uma situação que muitos homens e mulheres ainda hoje, infelizmente, vivem. 
É muito difícil fazer uma crítica a um filme desde tipo. Posso obviamente elogiar o excelente desempenho dos atores, o belíssimo trabalho da decoração, o guarda-roupa inigualável... 
Pessoalmente, este é um assunto que para mim é bastante próximo pois conheço pessoas nesse tipo de situação e vivo num ambiente em que é aceite. Mas este filme veio, provavelmente, chocar muitas pessoas, ou então mostrar-lhes um lado que elas não conheciam. Apesar de, quase um século depois, o panorama ter mudado imenso, não mudou o suficiente e ainda não há o "apoio" que deveria haver, por parte da sociedade, a pessoas que não se sentem bem com o seu corpo. Esta é uma realidade que todos questionamos depois de um filme deste tipo, e que é provavelmente um dos maiores objectivos de quem faz algo assim.

Nomeado para os Oscars de:
Melhor Ator Eddie Redmayne
Melhor Atriz Secundária Alicia Vikander
Melhor Guarda-Roupa
Melhor Design de Produção

Bons filmes!

domingo, 7 de fevereiro de 2016

Spotlight

Quando a tenaz equipa de repórteres denominada "Spotlight" investiga as alegações de abuso no seio da Igreja Católica, acaba por descobrir décadas de encobrimento aos mais altos níveis das instituições de Boston - religiosas, legais, e mesmo do governo, desencadeando uma onda de revelações por todo mundo.



Que filme. Tenho de admitir que tudo o que tinha "ouvido falar" dele foi os "Nomeado para 6 Oscars" nos cartazes do metro e das estações de comboio. Não fazia a menor ideia da história, nem tinha sequer olhado para o nome dos actores, mas a verdade é que é um excelente filme. E no meio dos nomeados dos Oscars não me vai ser fácil encontrar um filme tão completo e que trate um assunto de tal dimensão. 
Acho impressionante o facto de já se terem passado tantos anos e só agora ter sido feito um filme de tal importância. Demonstra um pouco o quão influenciada é, ainda, a sociedade onde vivemos, e é, sem dúvida, essa a maior crítica deste filme.
Com excelentes actores nos papéis principais, incluindo Michael Keaton que foi nomeado o ano passado para Melhor Actor em Birdman, que acabou por vencer o Oscar de melhor filme. Também um excelente desempenho de Mark Rufallo e Rachel McAdams, destacados para os prémios deste ano.
Um filme que aconselho qualquer um a ver, a não julgar pelo tema, sem dúvida.

Nomeado para os Oscars de:
Melhor Filme
Melhor Actor Secundário Mark Rufallo
Melhor Actriz Secundária Rachel McAdams
Melhor Realização Thomas McCarthy
Melhor Montagem
Melhor Argumento Original

Bons filmes!