Para começar em grande...
Ler: Papel vs Digital
Será que os e-books vão conseguir substituir os livros no futuro?
Como esta é a estreia da rubrica vamos ter um especial para começar em grande, para abrir vou começar por falar um pouco dos e-books em geral e claro conto com a opinião de algumas das minhas bloggers favoritas!
Cristiana Ramos, Rabiscos de uma Leitora
Cata, Páginas Encadernadas
Ni Rodrigues, Tertúlias à Lareira
Um grande obrigada às três!
Como não podemos começar a falar de e-books sem saber o que são, aqui vai a definição...
e-book: nome masculino; versão digital de um livro que pode ser lido num computador ou num dispositivo portátil próprio para esse efeito (e-reader); livro electrónico.
(Do inglês e(lectronic)-book).
Fonte: Dicionário de Português, Infopédia, Porto Editora
Agora que já sabemos o que é um e-book, temos de nos actualizar!
Será que todos os leitores já os utilizam? Será que gostam? Será que vale a pena comprar um e-reader? Quais são afinal as vantagens?
Eu vi um e-reader ao vivo pela primeira vez esta semana, na Fnac do Colombo, acho que nunca lá tinha ido, e fiquei impressionada! Tem uma livraria enorme, com livros em várias línguas e ainda tem e-readers e e-books!
Pelo que falei com as minhas colegas bloggers deu para perceber que há uma certa divergência no que toca a este assunto. Há quem adore e-readers e quem ignora completamente a possibilidade de comprar um.
Numa coisa as três bloggers que cooperaram comigo concordaram, não há nada como um livro em papel... Mas porque será? Porquê tudo isto?Pelo que falei com as minhas colegas bloggers deu para perceber que há uma certa divergência no que toca a este assunto. Há quem adore e-readers e quem ignora completamente a possibilidade de comprar um.
Como me disse a Cata, do blog Páginas Encadernadas, não há nada como o cheiro de um livro, seja ele novo ou antigo, ou como folhear o livro e sentir a textura das páginas. Isso é bem verdade, e a Cristiana até diz que é mais intimo. Contudo como afirmou a blogger do Tertúlias à Lareira, apesar de adorar livros em papel, tem a consciência de que os e-books são grandemente o futuro. Porque a sociedade e as tecnologias evoluem, a cultura acaba por acompanhar essa evolução. Mas será que os e-readers são um gosto geral?
A Ni, do Tertulias à Lareira, diz não gostar de e-readers, e não ter intensão de comprar um, por é claro que um leitor gosta sempre de ver a sua estante recheada de livros, e diz que não acha que os e-books sejam a solução para um preço tão elevado a que nos vendem os livros, isto porque consigo continuar a achar uma exorbitância 10€ ou 12€ por um e-book - para isso junto mais um pouco e compro o livro em papel.
As outras duas blogger que já estão mais avançadas na tecnologia, e têm ambas e-readers, dizem que é sem dúvida inovador, as vantagens passam por não ter de se preocupar porque a estante está cheia ou porque é mais fácil de transportar, até à parte em que nos lembramos de que quando encomenda-mos um livro ficamos montes de tempo à espera, e depois ainda temos de pagar portes!
Nunca pensei que houvesse tanta coisa a dizer sobre e-books e e-readers! Eu pelo menos, que sou fascinada por tecnologia nunca ponderei muito sobre comprar um e-reader... Será que compensa mesmo? Há alguém com e-readers por ai?
Esta terça-feira, dia 17 de Setembro, voltamos à discussão sobre qual a melhor forma de ler: em papel ou em digital? Para a continuação a rubrica pedi uma ajudinha à blogger do Illusionary Pleasure, Ana Ferreia! Preparem-se para saber mais sobre e-books, a suas vantagens e desvantagens.
Obrigada à Cristiana, à Cata e à Ni pela participação na rubrica! Parabéns pelos vossos blogs, que são fantásticos e continuem com o bom trabalho!
Boas leituras para todos!
Sem comentários:
Enviar um comentário