terça-feira, 2 de outubro de 2012

Divergente

Uma Escolha
Define as tuas amizades
Uma Escolha
Determina as tuas convicções
Uma Escolha
Condiciona as tuas lealdades...
Para sempre

A TUA ESCOLHA PODE TRANSFORMAR-TE

Autor:
Veronica Roth

Editora: Porto Editora
Páginas: 352

Classificação: 7/10

Sinopse: 
Na Chicago distópica de Beatrice Prior, a sociedade está dividida em cinco fações, cada uma delas destinada a cultivar uma virtude específica: Cândidos (a sinceridade), Abnegados (o altruísmo), Intrépidos (a coragem), Cordiais (a amizade) e Eruditos (a inteligência). Numa cerimónia anual, todos os jovens de 16 anos devem decidir a fação a que irão pertencer para o resto das suas vidas. Para Beatrice, a escolha é entre ficar com a sua família... e ser quem realmente é. A sua decisão irá surpreender todos, inclusive a própria jovem.

Durante o competitivo processo de iniciação que se segue, Beatrice decide mudar o nome para Tris e procura descobrir quem são os seus verdadeiros amigos, ao mesmo tempo que se enamora por um rapaz misterioso, que umas vezes a fascina e outras a enfurece. No entanto, Tris também tem um segredo, que nunca contou a ninguém porque poderia colocar a sua vida em perigo. Quando descobre um conflito que ameaça devastar a aparentemente perfeita sociedade em que vive, percebe que o seu segredo pode ser a chave para salvar aqueles que ama... ou acabar por destruí-la.


Crítica: 

O livro tem uma história incrível, o típico da ficção com um mundo futurista com todos os seus problemas onde vai começar uma guerra. Na minha opinião  tem muitos traços da trilogia The Hunger Games de Suzanne Collins, como por exemplo o facto de haver uma 'guerra interna' e a personagem principal ser uma rapariga que vem de um lugar reservado onde deveria ter uma vida completamente planeada, e de repente tudo muda com uma simples escolha.
Contudo é um livro fantástico, confesso-se que quando cheguei ao fim só me apetecia pegar no segundo livro e lê-lo.
Só tem uma coisinha que gostaria de dizer, neste caso uma pequena crítica em termos de tradução... o livro tem muitas gralhas, muitos erros ortográficos!
Uma leitura que nos deixa pegados ao livro até ao fim! Incrível!