terça-feira, 23 de junho de 2015

Eragon

Autor: Christopher Paolini
Editora: ASA
Páginas: 584
Coleção: 1001 Mundos
Saga: Saga da Herança

Classificação: 10/10

Sinopse: 
Com 15 anos, Eragon acredita ser apenas um pobre camponês, até que o seu destino como Cavaleiro do Dragão, lhe ser revelado. Tendo apenas como herança uma espada, um dragão leal e um sábio conselho de um velho contador de histórias, Eragon cedo se irá ver enredado numa teia de magia, glória e poder. Agora as suas escolhas podem ditar o fim, ou o fortalecimento, do Império.


Crítica:

Um livro simplesmente maravilhoso. 
Já andava há muito tempo para ler esta saga, sob concelho de amigos principalmente, apesar de já ter visto o filme (ao qual as críticas não favorecem minimamente), este tinha-me deixado bastante curiosa para continuar a desvendar as aventuras do jovem Eragon, mas não podia fazê-lo a começar pelo meio da saga, porque o filme já o vi a muito tempo, e depois vi que muitas coisas me escapariam se o fizesse.
Esta é uma história que nos capta desde o inicio e nos leva a voar pelo mundo cheio de aventura e mistério criado por Paolini. Um livro que não tem nada de superficial e em que cada batalha é travada física e psicologicamente.
Sinceramente, ao longo que lia Eragon, achei que o autor podia ter tido como inspiração o mundo criado por Tolkien, exposto em O Senhor dos Anéis, mas a história acaba por se tornar tão diferente e com objectivos tão distintos por parte do personagem principal que essa ideia acaba por ser totalmente posta de parte. Os mapas e línguas ancestrais, são suportados por um glossário no final do livro (para o qual chamo a atenção aos futuros leitores, pois é muito útil por vezes).
O universo fantástico deste tipo de livros é, infelizmente, julgado como sendo leitura para crianças o que é extremamente falso. Nenhuma criança seria capaz de ler e entender Eragon, a tradução, obviamente com alguns erros como é costume, encontra-se numa linguagem bastante complexa e também a história obriga a isso.
A complexidade e magia contidas neste livro deixaram-me ansiosa por começar o próximo! 
Até lá, boas leituras!

1 comentário:

  1. Essa saga espera-te com boas leituras! Os livros seguintes são ainda melhores :)
    Beijinho

    ResponderEliminar