sábado, 27 de dezembro de 2014

Será #4 Livros Apocalipticos


OS JOGOS DA FOME, Suzanne Collins
DIVERGENTE, Veronica Roth 
MAZE RUNNER, James Dashner


TRÊS TRILOGIAS
TRÊS AUTORES
TRÊS FUTUROS PÓS-APOCALÍPTICOS
TRÊS ADAPTAÇÕES A CINEMA
TRÊS HISTÓRIAS? OU APENAS UMA?
Será que todas as histórias já foram inventadas?


A rubrica Será? está de volta para discutir um dos assuntos mais falados da literatura fantástica atual, mais especificamente de ficção cientifica moderna. 
Será que estes livros são plágio uns dos outro? ou será que seguem apenas regras base deste novo estilo?

A primeira destas três histórias a ser publicada foi The Hunger Games, obteve desde o inicio um grande sucesso que se tem vindo a tornar cada vez maior à estreia de cada filme. Esta história, no primeiro livro segue uma linha bastante simples: 1 rapariga, que vive com a mãe, a irmã e o gato, num futuro pós apocalíptico e no pior sitio do país, nos seus pensamentos se ela tivesse de casar com alguém seria o seu melhor amigo; há uma escolha e ela toma uma decisão que muda o rumo da sua vida.
Em Divergent, segundo a ser publicado, quase tive um ataque quando comecei a ler e vi que seguia exactamente a mesma linha: 1 rapariga, vivia com os pais e o irmão, num futuro pós apocalíptico no pior sitio da cidade, nos seus pensamentos ela diz que se casaria com o irmão da melhor amiga, no entanto há uma escolha que muda o rumo da sua vida. Uau! Que coincidência! 
E depois temos Maze Runner, até à altura a única saga de ficção cientifica moderna que está a ter êxito, em que o protagonista é um rapaz! E o que temos em comum? Um futuro pós apocalíptico, uma trilogia, o primeiro livro foi um sucesso, na opinião de metade do mundo o segundo livro foi uma desilusão e dizem isso porque ainda nem começaram a ler o terceiro. E o fim: chocante. Melhor: dá vontade de queimar os livros todos.

Agora vamos reflectir, na maioria das trilogias o segundo livro é uma espécie de transição, mas um bom autor consegue torna-lo tão bom ou melhor que os outros dois. Pelo que na minha opinião em The Hunger Games e Maze Runner, os segundos livros são os melhores, apesar de no Maze Runner: Provas de Fogo, o final ser absolutamente deplorável em relação ao resto do livro, nesse aspecto Em Chamas esteve muito acima. Já de Insurgente nem vale a pena falar do fim, já que a maioria nem conseguiu passar do meio pela seca que aquilo se tornou (sem ofensa).
O último livro, nas três sagas, é super calmo, depois a cerca do meio tem qualquer coisita que se aproveita e o final é... Em Os Jogos da Fome triste, e na minha opinião o melhor entre os três, em Convergente é um pouco obvio e ao mesmo tempo confuso e estranho, e em Maze Runner: A Cura Mortal é demasiado rápido, com muita coisa (incluido mortes) desnessárias e em que fica muita coisa por explicar. 

Acho que cada vez mais se escreve pelo dinheiro, nestes casos foi muito desnessária a divisão em três livros visto que era possível contar toda a história, e com mais ação em dois!
Mas pronto, parece que isso agora é moda, tal como dividir o último filme de uma série em duas partes. Começou com Harry Potter, depois Twilight, a primeira parte de A Revolta já está nos cinemas, e quanto a Divergente já se sabe que o último livro será adaptado em duas partes. Agora resta saber se Maze Runner vai seguir o exemplo, e se vai ter um êxito ainda maior com a estreia dos próximos filmes. 

Será que todas as histórias já foram inventadas? Será que os autores se aproveitam cada vez mais de histórias já esquecidas ou de pequenos promenores para apoiarem a sua imaginação? Bem, na minha opinião faz parte do género literário e também da tendência que a nossa consciência fazer as coisas de uma certa forma. E como hoje em dia qualquer um publica um livro, mesmo sem ter qualquer curso ou instrução direcionada para tal escreve aquilo "que lhe apetece" e a primeira coisa que vêm à cabeça, dai talvez venha esta igualdade de imaginação. E como isto vende, é isto que se escreve...

Sem comentários:

Enviar um comentário