sexta-feira, 7 de agosto de 2015

A Fúria dos Reis

As Crónicas de Gelo e Fogo - Livro III

Autor: George R. R. Martin
Editora: Saída de Emergência
Coleção: Bang!
Saga: As Crónicas de Gelo e Fogo - Livro III
Páginas: 400

Classificação: 8/10

Sinopse:
Quando um cometa vermelho surge nos céus de Westeros encontra os Sete Reinos em plena guerra civil. Os combates estendem-se pelas terras fluviais e os grandes exércitos dos Stark e dos Lannister preparam-se para o derradeiro embate. No seu domínio insular, Stannis, irmão do falecido Rei Robert, luta por construir um exército que suporte a sua reivindicação ao trono e alia-se a uma misteriosa religião vinda do oriente. Mas não é o único, pois o seu irmão mais novo também se proclama rei, suportado por uma hoste que reúne quase todas as forças do sul. Para pior as coisas, nas Ilhas de Ferro, os Greyjoy planeiam a vingança contra aqueles que os humilharam dez anos atrás.O Trono de Ferro é ocupado pelo caprichoso filho de Robert, Joffrey, mas quem de facto governa é a sua cruel e maquiavélica mãe. Com a afluência de refugiados e um fornecimento insuficiente de mantimentos, a cidade transformou-se num lugar perigoso, e a Corte aguarda com medo o momento em que os dois irmãos do falecido rei avancem contra ela. Mas quando finalmente o fazem, não é contra a cidade que investem...O que os Sete Reinos não sabem é que nada disto se compara ao derradeiro perigo que se avizinha: no distante Leste, os dragões crescem em poder, e não faltará muito para que cheguem com fogo e morte!


Crítica:

As batalhas continuam no mundo de A Guerra dos Tronos em A Fúria dos Reis, a primeira parte A Chash Of Kings (que continuará em O Despertar da Magia). 
Começamos agora a aperceber-mo-nos da complexidade da guerra que assola Westeros e que quem realmente retém o poder não são os réis. 
A inteligência de Martin é mais uma vez de louvar, As Crónicas que Gelo e Fogo serão de certeza consideradas uma das maiores obras de fantasia de todos os tempos, mas para isso é preciso que o autor mantenham a sua destreza e imaginação. 
Admito que li este livro após alguns anos depois dos dois primeiros (na versão portuguesa: A Guerra dos Tronos e A Muralha de Gelo) e também depois de assistir a cinco temporadas da série da HBO. 
Na verdade foi a ansiedade que de momento se vive na série que fez regressar aos livros, e até agora estou bastante satisfeita. Apesar da série estar extremamente bem construída em diversos aspectos nunca alcançou a grande complexidade escondida nos livros, e agora, depois de saber o destino de alguns dos personagens, encontro alguns pormenores que talvez não tenha visto na série ou que não veria caso estivesse a presenciar os acontecimentos pela primeira vez. E de facto acontecem bastantes coisas nos livros que a série oculta ou põe de parte. 
Estou de novo deslumbrada com este mundo de fantasia, e aconselho qualquer um a ler, tendo ou não visto a série. Esta é, de certo, uma saga a não perder, do inicio ao fim!

Sem comentários:

Publicar um comentário