quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Será? #Conclusão

E finalmente, com um dia de atraso, aqui está a conclusão que tirei com a rubrica Será? deste mês! Tenho a dizer que foi sem dúvida uma estreia em grande, e tenho de agradecer a todos aqueles que me presentearam com a sua opinião!
Este mês o nosso tema foi...

Ler: Papel vs Digital

Será que os e-books vão conseguir substituir os livros em papel?

A resposta que me pareceu óbvia a esta pergunta era Não. E pelos vistos não sou a única pessoa que pensa assim. Segundo as bloggers que tive o prazer de ouvir a opinião, acho que não houve nenhuma que me disse-se 'um dia os livros vão acabar'. Eu acho incrível que num mundo cheio de tecnologia ainda haja quem leia livros em papel, tal como há pessoas que ainda escrevem cartas... apesar de serem poucas.
Bem, como as minhas colegas já falaram de várias coisas eu não me quero estar a repetir, por isso, se não leram a rubrica do inicio podem encontrar todos os artigos aqui.
Bem, houve uma coisa de que me esqueci no que toca a e-readers e e-books, e que nenhuma das bloggers que fez um artigo especial para a rubrica se lembrou! Agradeço então à Beatriz do blog Esmiuçar Página a Página que se lembrou de que para além de todas as vantagens que os e-books têm, como transportar vários livros de uma forma bastante eficaz, há pessoas que ficam com dores de cabeça ao ler um e-book... e isso é uma grande desvantagem!
Depois houve outra coisa com que me deparei, será que esta preferência entre livros em papel e e-books não varia consoante a idade? Talvez, uma pessoa mais velha não vai ter tanta tendência para aceitar ler um livro num aparelho electrónico, apesar de isso depender mais da mentalidade e da aceitação da pessoa, na minha opinião.
Deu para ver que já muita gente tem e-books, e quem tem só os elogia, quem não tem já não diz assim tão bem deles, se calhar porque não consegue ver tão bem as vantagens, e depois há aquelas pessoas conservadoras que não abdicam de um livro em papel nem por nada! 
Por vezes acho que nos esquecemos que os livros já evoluíram bastante, hoje em dia já é raro verem-se livros em capa dura, contudo há leitores que preferem pagar um montante bastante mais elevado para ter um livro com uma especial. E se é assim, aposto que daqui em 100 anos, num mundo onde na escola vão passar a haver tablets em vez de cadernos, e e-readers em vez de livros, vai haver sempre alguém com montes de livros nas prateleiras!

Tenho de admitir que foi uma experiência incrível recolher todas estas opiniões para a rubrica, no próximo mês, provavelmente  não será assim, mas espero contar com as vossas opiniões e ideias para a rubrica!
Digo também que me dá um orgulho enorme saber que há tanta gente que lê livros e que os adora! Acho tão incrível! 

Boas leituras para todos!!! A rubrica Será? volta no próximo mês!

3 comentários:

  1. Permite-me comentar um pequenino aspecto (e ser uma ovelha ranhosa): falando por mim, os e-books dão dores de cabeça SE forem lidos no PC. No e-reader (pelo menos no meu) ler e-book é igual a ler em papel. Não me dá dores de cabeça, porque o que gera essas dores de cabeça é, julgo eu, a luminosidade do ecrã e o Kobo não tem ecrã luminoso. Até mesmo o Glo que tem luz é do tipo leres com a luz da mesa de cabeceira acesa ^.^

    ResponderEliminar
  2. Os livros ( em papel ) podem vir a sofrer alguma quebra nas vendas e, logo na s compras, mas jamais irão desaparecer. Quem gosta realmente de livros, que é quase um vício, não se conforma sem sentir o toque da textura do papel, do cheiro característico dum livro, do tocar a capa como se todos os nossos sentidos se focassem, nesse momento, no tacto. Poderão encarecer mas em contrapartida passam a tornar-se mais valorizados como quase relíquias valiosas. Um livro há-de permanecer para o sempre.

    ResponderEliminar
  3. Eu também acho muito sinceramente que os livros em papel nunca vão acabar. Nada se comprara ao cheiro das folhas, ao que sentimos ao virar de cada página... Eu não consigo ler em e-book, dá me dores de cabeça e espero que os livros "físicos" continuem a existir sempre.

    ----------------------------------------------------------------------------------
    Finalmente encontro um blog literário português. Até agora só conheci-a blogs do Brasil. É bom saber que há mais como eu ;)
    Beijinhos, Jessie*
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderEliminar