sábado, 21 de setembro de 2013

Será? #Especial3

E os especiais deste mês já estão a chegar ao fim! Hoje tenho como participantes na rubrica as quatro bloggers do Histórias Fantásticas, a Nanci, a Bruna, a Sara e a Jaqueline. Obrigada meninas!

Ler: Papel vs Digital

Será que os e-books vão conseguir substituir os livros em papel?

Segundo as bloggers do Histórias Fantásticas isso nunca acontecerá, em lado nenhum do mundo!
 A Nanci, que vive em Inglaterra, diz que lá tudo é diferente desde o preço dos livros em papel e em e-book à quantidade de pessoas que lêem  porque cá até as pessoas que se deslocam a pé vão a ler, quer seja um livro, quer seja um e-book. Bom por cá as coisas não são bem assim... Nem as pessoas que vão em pé no metro lêem, só algumas que vão sentadas, eu sou uma delas. Mas continuando... A Nanci diz também: Eu acho que o preço não seja questão, pois cá os e-books estão ao mesmo preço que um livro em papel, e até, muitas das vezes encontram-se livros em papel mais baratos e em promoções, para que as pessoas não se esqueçam deles.

A Sara diz que a leitura tal como a conhecíamos, em papel, está a “perder terreno”. Contudo a Bruna salienta que ler livros em papel dá muito mais gosto, apesar de não serem tão acessíveis e ocuparem mais espaço do que os e-books, que são apenas ficheiros. 

Mas há quem já se tenha rendido a esta nova forma de ler, como a Jaqueline que comenta: o e-book começa a ganhar o seu espaço no meu dia-a-dia. E isso faz todo o sentido numa sociedade tão desenvolvida como a nossa, em que manusear algo electrónico é das coisas mais fácil. Por já estarmos habituados, pelas palavras da Sara.

Quanto aos e-readers, acho-os uma maneira muito mais prática de ler e-books do que pelo computador. Eu própria adquiri um recentemente para poder ler os meus e-books onde quisesse. Diz a Jaqueline, que parece ser a pessoa no Histórias Fantásticas com mais experiência em e-books.


Deixando-vos assim mais algumas palavras para reflectir...
Muito obrigado às meninas do Histórias Fantásticas
Voltamos na segunda-feira, dia 23 de Setembro, com o último especial da rubrica Será? deste mês! Para tal conto com as palavras da Carla Ribeiro do blog As Leituras do Corvo, e a conclusão que tirei à cerca deste tema, depois de ter aprendido tanta coisa sobre este mundo digital em que os livros se inseriram. Mais um especial a não perder!

Boas leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário