segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Será? #Especial4

A rubrica 'Será?' deste mês já estar no fim, e para terminar deixo-vos com a opinião da blogger do As Leituras do Corvo.

Ler: Papel vs Digital

Será que os e-books vão conseguir substituir os livros em papel?


Fiquem com a opinião da Carla...

Confesso: ainda não me converti aos e-books. Talvez porque não tenho um e-reader e, por isso, a minha única experiência de leitura em formato digital foi num ecrã de computador, ainda não senti completamente o apelo desse formato. Bem sei que as potencialidades de um e-reader são bem diferentes das da leitura no computador – mesmo com aplicações com o Kindle for PC – mas ainda não estou completamente convertida, em parte porque os preços não me parecem apelativos o suficiente, e principalmente porque continuo a ter um apego especial aos livros em papel.
Também é verdade que ainda não explorei a fundo as possibilidades que o formato permite, mas consigo reconhecer algumas vantagens evidentes. A primeira é, claro, o espaço, já que é bastante mais fácil guardar 200 e-books na memória de um aparelho, do que 200 livros numa estante. Outra é a possibilidade de baixar os preços, o que poderia, talvez, facilitar a aposta em autores menos conhecidos.  É também um bom ponto de partida, do ponto de vista dos autores, para divulgação de alguns trabalhos junto dos leitores, com plataformas como a Smashwords a disponibilizar um meio acessível de publicação. Em contrapartida, a questão dos preços baixos não é algo que se veja muito, pelo menos, por cá, já que o preço do e-book e o preço da cópia física não são assim tão diferentes. Uma mudança nesse aspecto poderia, talvez, aumentar a adesão ao formato.

Não me parece que o e-book alguma venha vez a substituir o livro em papel. E não apenas para pessoas como eu, que continuam a preferir o formato físico, pelo menos, para já. Parece-me, antes, que os dois formatos podem complementar-se, proporcionando diferentes experiências de leitura a diferentes tipos de leitores.

Carla Ribeiro


A rubrica devia acabar hoje, mas eu ainda vou guardar a conclusão que tirei de entre todos estes artigos para amanhã. Espero que tenham estado a gostar da rubrica! 
No próximo mês vamos ter um novo tema! Se quiserem dar sugestões para debates deste género, ou entre livros ou sagas contactem-me aqui.
Amanhã vamos ter então a conclusão, até lá boas leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário